É difícil ter um líder que não saiba tomar uma decisão. Sem direção,
você pode não saber o que seu líder espera ou a melhor maneira de avançar em um
projeto. Você pode ajudar a situação agindo como um “sinal de alerta” para o
seu líder. Ajude-o a avaliar os prós e os contras de várias ações. Faça
perguntas inteligentes, forneça dados relevantes e ofereça sua perspectiva
pessoal. Se ele ainda não tiver certeza, tente assumir o controle da situação.
Por exemplo, se você estiver ansioso para que ele tome uma decisão de estratégia,
diga: "existem várias maneiras de abordar isso. Posso tentar uma delas e
relatar com o meu progresso? "Mesmo que essas táticas funcionem, tenha em
mente que um líder indeciso provavelmente será visto como ineficaz, o que é, em
última instância, ruim para a sua reputação. É sábio cultivar mentores em
outras partes da organização também. Você precisa de pessoas que estão ao seu lado.
Você sabia que a maioria dos produtos que compramos são controlados por apenas um pequeno número de empresas? A figura abaixo mostra as 10 corporações que controlam quase tudo que compramos. Você já se perguntou por que não pode comprar uma Coca-Cola no restaurante Taco Bell? É porque a Yum responsável pelas operações das marcas Pizza Hut, Taco Bell, A&W, Long John Silvers e KFC é uma divisão PepsiCo, e tem um contrato vitalício com a fabricante de refrigerantes. A Unilever produz de tudo, do sabonete Dove às barras de sobremesas Klondike . Já a Nestlé tem uma grande participação na L'Oréal que dispõe de tudo, desde cosméticos ao jeans Diesel. Apesar de uma grande variedade de marcas para escolher, tudo se volta para as grandes marcas conhecidas. Isso é o que chamamos de “ilusão da escolha”. REFERÊNCIAS: Tradução e adaptação do texto original de: LUTZ. Ashley. These 10 corporations control almost everything you buy. Bu...
Comentários
Postar um comentário