Pular para o conteúdo principal

Absenteísmo produz grande impacto aos colegas de trabalho

Qual o impacto do absenteísmo às organizações e aos empregados?

Existem muitas pesquisas sobre o impacto financeiro do absenteísmo, mas o estudo a seguir, ressalta o maior impacto que o absentismo não planejado tem sobre os colegas de trabalho.

Nesta pesquisa, Joyce Maroney utilizou perguntas sobre o impacto do absenteísmo aos colegas de trabalho.

Como mitigar o impacto das ausências

O estudo aponta que a parte mais afetada por ausências não planejadas parece ser colegas de trabalho, sendo a perda de produtividade percebida a mais afetada (29,5% de perda de produtividade para os colegas de trabalho nos EUA). Colegas de trabalho relatam que se sentem mais estressados quando seus colegas faltam, especialmente quando essas ausências não são planejadas.

Ausências, planejada ou não, vão acontecer. As pessoas têm muitas razões legítimas para se ausentarem ao trabalho, como: tratamento de saúde dos filhos, doença, compromissos inadiáveis, e também, a necessidade de recarregar as baterias de vez em quando. As organizações não podem evitar ausências, mas há coisas que podem fazer para reduzir o impacto do absentismo no ambiente de trabalho:

1.    Implemente uma política de absenteísmo. Ter uma política de absenteísmo equilibra as necessidades da organização e empregado e, é o primeiro passo para a resolução do problema em potencial.

2.    Comunique a política. Não adianta ter uma política de absenteísmo, se você não a comunica aos empregados.

3.    Incentive comunicações proativas entre gestores e empregados sobre os pedidos para tirar uma folga, ou para trabalhar em um horário diferente. Ausências não planejadas são mais difíceis de gerenciar do que aqueles que você já sabe que irão acontecer.

4.    Apoie a flexibilidade. Nem todo mundo comemora os mesmos feriados, e as pessoas podem estar dispostas a fazerem maiores esforços para ajudarem os colegas de trabalho. Mas, certifique-se de que você tem um sistema que controle as horas de flexibilidade.

5.    Faça cumprir a política de absenteísmo. Qualquer política de absenteísmo precisa ser monitorada e executada de forma consistente e justa em toda a organização para reduzir as ausências não programadas, mais da metade dos empregados acreditam que seu desempenho no trabalho é impactado negativamente quando as políticas de assiduidade não são adequadamente aplicadas.

6.    Ofereça incentivos para a excelente assiduidade. Muitas organizações utilizam efetivamente bônus de assiduidade perfeita como um incentivo para reduzir o absentismo.

7.    Seja realista sobre ausências durante os períodos de feriados prolongados. Tente não iniciar projetos que requerem todos os empregados quando o aumento do absenteísmo é provável.

8.    Faça o controle do absenteísmo uma prioridade do negócio. Não há nenhuma desculpa para não ter controle do absenteísmo. Ferramentas de gestão estão disponíveis para controlar e monitorar os níveis e tendências de absenteísmo.



REFERÊNCIAS:      

Extraído e traduzido e adaptado do texto original de:

MARONEY, J.  Study says employee absenteeism hits coworkers hard.  TLNT – The Business of HR. Disponível em< http://www.tlnt.com/2015/02/16/study-says-employee-absenteeism-hits-co-workers-hard/> Acessado em 17 de Fev. 2015.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o