Seu
relacionamento com seus colegas de trabalho pode ser maravilhoso! Infelizmente,
em algum momento de sua carreira, é provável que você também vai se deparar com
pelo menos uma pessoa que se qualifica como um colega de trabalho tóxico.
Interagimos
diariamente com as pessoas que nós não sintonizamos de uma forma ou de outra, mas
com um colega de trabalho tóxico é
muito diferente de uma pessoa que você simplesmente não se dá bem com ela. Uma pessoa tóxica é uma pessoa que torna o ambiente
de trabalho significativamente mais difícil, menos produtivo e emocionalmente negativo
ou desagradável.
Por
mais difícil que seja lidar com este tipo de pessoa, use as dicas abaixo para
que esteja preparado para gerir a situação com sucesso:
1. Administre
seu próprio comportamento em primeiro lugar.
Não
é possível controlar as ações de outra pessoa, mas você quase sempre pode ser
responsável pela forma como você lida com elas. Cultivando uma atitude de
profissionalismo e cortesia (especialmente com as pessoas rudes ou agressivas),
não é apenas a coisa certa a se fazer, é a coisa mais inteligente também. Ao
demonstrar que você pode lidar com situações estressantes profissionalmente, seu
gerente lhe confiará mais responsabilidades e atribuições em sua carreira.
2. Deixe
o seu colega de trabalho tóxico no trabalho.
Depois
de uma experiência ou dia frustrante, é fácil manter o foco em uma interação
negativa ... mesmo horas depois de ter deixado o local de trabalho!
Conscientemente decida não trazer as emoções negativas para casa. Manter
separado o seu espaço emocional de casa e do trabalho é uma ferramenta mental
valiosa.
3. Não
contribua para o ambiente tóxico.
Não
é preciso falar, mas certifique-se de atuar profissionalmente, mesmo que seu
colega de trabalho não. Não entre em fofocas ou solidarize com seus outros
colegas de trabalho. Se você acha que um comportamento não profissional precisa
ser tratado, existem maneiras corretas e respeitosas para fazê-lo por meio de
seu gerente ou líder de Recursos Humanos. Lembre-se, há uma diferença entre reclamar
e fazer uma reclamação!
4. Saiba
quando e como usar seus recursos.
Algumas
situações tóxicas resolver-se após um tempo ou uma melhor comunicação. Outros
exigem envolvimento externo. Se você estiver em uma situação na qual está sendo
pressionado ou intimidado por um colega de trabalho, ou lidar com questões de
assédio ou outro tipo de comportamento ilegal, não tenha medo de usar os
recursos disponíveis para você. Às vezes, as pessoas hesitam em levar este tipo
de questão ao gerente ou RH, mas não se esqueça de que você tem direito a um
ambiente de trabalho seguro e sem ser molestado.
REFERÊNCIAS:
Comentários
Postar um comentário