Pular para o conteúdo principal

9 sinais de que você precisa despedir um empregado



Demitir um empregado nunca é fácil, mas às vezes é necessário para a saúde da sua empresa.

Se um membro da equipe desperdiça tempo na empresa, isso significa que ele também está desperdiçando o dinheiro da sua empresa. E se ele não se encaixa com a cultura da empresa, ele pode influenciar negativamente toda a equipe.

Como saber se é hora de deixá-lo ir? Aqui estão nove sinais importantes que apontam a necessidade de despedir um empregado.

1.    O empregado não está atendendo às expectativas

Se um empregado de forma consistente exige muito de sua atenção e ajuda de colegas de trabalho para fazer as coisas, então ele pode ser um desperdício de tempo e de dinheiro, mesmo que ele esteja dando o melhor de si.

2.    O empregado é imprevisível

Uma nova perspectiva pode insuflar nova vida em uma empresa, mas um empregado que quer agitar as coisas pode facilmente tornar-se um passivo. Se ele começa a falar mal dos superiores e a desobedecer ordens, pode ser a hora de dizer adeus.

3.    O empregado não se adapta a mudanças

A mudança é inevitável para a maioria das empresas, especialmente as de rápido crescimento, e se o empregado não se adaptar a uma mudança no estilo ou ritmo de seu trabalho, então ele vai dificultar o processo de mudança.

4.    O empregado não tem motivação

Mal-estar e negatividade pode se espalhar rapidamente por toda a equipe, por isso é importante despedir um empregado que resmunga sobre cada tarefa adicional, ou simplesmente não mostra nenhum interesse na empresa ou seu trabalho.

5.    O empregado desperdiça tempo

Se o empregado chega regularmente atrasado para o trabalho, e você nunca consegue encontrá-lo no escritório, então ele provavelmente não tem respeito suficiente para a sua responsabilidade.

6.    O empregado não se enquadra ao perfil

Talvez você o contratou por meio do conjunto de suas habilidades, mas a sua personalidade e os valores não parecem se alinhar com os interesses da sociedade. Se ele não pode, naturalmente, trabalhar bem com sua equipe, então não importa o quão talentoso seja.



7.    O empregado não sabe como deixar as coisas correrem

Se um empregado se recusa a desistir de uma ideia que ninguém mais concorda com ela, e discutir é a sua prática de comunicação padrão, ele vai continuar a enfraquecer o seu time.

8.    O empregado não é mais necessário

Às vezes negócio tem crescimento lento e requer que você corte redundâncias em sua equipe. Pode ser difícil, mas, se um empregado não é suficiente para destacar-se em seu departamento, pode ser necessário despedi-lo.

9.    O empregado tem constrangido a empresa

Causar conflitos internos é ruim o suficiente, mas pode ser ainda pior quando seu empregado prejudica o relacionamento da empresa com seus clientes. Se o erro de um empregado ou falta de bom senso envergonhou sua empresa, então, provavelmente, não vale a pena dar-lhe uma segunda (ou terceira ou quarta) oportunidade.


REFERÊNCIAS:      

Tradução e adaptação do texto original de:

FELONI, R.  9 Signs you need to fire an employee.  TLNT. The business of HR. Disponível em< http://www.businessinsider.com/signs-you-need-to-fire-an-employee-2014-2? > Acessado em 24 de Fev. 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o