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5 dicas de como lidar quando cometer um grande erro no trabalho



Gerisval Alves Pessoa

"Todos nós cometemos erros”.

Você, sem dúvida, já ouviu este mantra muitas vezes para aliviar seus sentimentos quando fez algo errado. No entanto, não é uma frase muitas vezes ouvida no trabalho. Só porque ninguém é voluntário para acalmar seu ego depois de uma brincadeira no trabalho não significa que esses erros não acontecem.

O ponto chave para gestão de um erro no trabalho é a negociação com um pouco de humildade. Todos podemos cometer um erro em algum ponto. Isso não significa necessariamente que você vai ser demitido. Aqui estão algumas dicas para ter sempre em mente quando for a sua vez.

1.    Admita o erro

Você conhece alguém que é "nunca errou"?  Não seja essa pessoa. Quando você perceber que cometeu um erro no trabalho, a melhor abordagem é informar o que aconteceu a seu líder antes dele aponta-lo para você. A menos que haja uma razão que não possa admitir o erro pessoalmente (quando o líder estiver fora do trabalho), sua melhor aposta é falar cara a cara. Se você enviar e-mail a seu superior no escritório dele no final do corredor relatando o problema, você vai ser visto por ele como um covarde que cometeu um erro.

Quando você percebe o seu próprio erro e alerta as pessoas que precisam saber, você ajuda a difundir a situação e acaba com a potencial espera de alguém para chamá-lo a atenção sobre o seu erro. Por outro lado, se você esperar para admitir o erro, você pode causar uma má situação que pode ficar ainda pior.

2.    Não dê desculpas

Desculpas pode voar pelos ares, porém o seu trabalho é no plano terreno e trazer uma má impressão. "Eu estava cansado”. " "Eu estava atrasado com o projeto e não tive tempo para confirmar isso”. "João não me disse que eu precisava corrigir esses números". Quando você começa com uma lista de razões que estragou tudo e não fez nada, não só parecerá imaturo, mas, correrá o risco de, inadvertidamente, culpar alguém para o seu erro, e que com isso, não vai ganhar nenhum amigo.

" Eu cometi um erro " é a melhor maneira de informar as pessoas de seu erro. Assuma o problema, evite o jogo da culpa e peça desculpas. A maioria das pessoas vai admirá-lo por ser franco e você estará em seu caminho para fazer as pazes.

Se para todo erro tem-se uma justificativa, então, não é preciso justificar. A justificativa só diz o que você não fez. Reflita com o erro e faça um plano para não repeti-lo.

3.    Faça um plano que garanta que você nunca cometerá esse erro novamente

Dependendo da natureza do erro, você pode querer compartilhar o seu plano com o seu líder e seus colegas de trabalho, mas o mais importante é ter certeza de que você não repetirá esta situação da próxima vez.

4.    Seja voluntário, ajude a corrigir o erro a tempo

Se houver qualquer maneira que possa resolver o erro, certifique-se de oferecer ajuda. Se isso significa chegar mais cedo, ficar até mais tarde ou fazer chamadas telefónicas pedindo desculpas para resolver o erro, você deve agir logo e assumir a responsabilidade.

5.    Siga em frente

A frase " todo mundo comete erros" ecoa em seus ouvidos, porque é verdade. Não se debruce ou fique obcecado sobre o erro. Mesmo que for um erro grave, não comece a escrever sua resignação, a menos que alguém diga que seu erro foi tão notório que não há nenhuma maneira de corrigi-lo. Seja positivo e use a situação como uma lição aprendida e que vai ajudá-lo a evitar erros futuros no trabalho.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

SALPETER, M.  How to deal with making a big mistake at work. Business Insider.  Disponível em < http://www.businessinsider.com/keep-these-5-things-in-mind-when-making-a-work-mistake-2013-10 > Acessado em 09 de Fev. de 2014.

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