Gerisval Alves Pessoa
"Todos nós cometemos erros”.
Você,
sem dúvida, já ouviu este mantra muitas vezes para aliviar seus sentimentos quando
fez algo errado. No entanto, não é uma frase muitas vezes ouvida no trabalho.
Só porque ninguém é voluntário para acalmar seu ego depois de uma brincadeira
no trabalho não significa que esses erros não acontecem.
O
ponto chave para gestão de um erro no trabalho é a negociação com um pouco de
humildade. Todos podemos cometer um erro em algum ponto. Isso não significa
necessariamente que você vai ser demitido. Aqui estão algumas dicas para ter
sempre em mente quando for a sua vez.
1. Admita
o erro
Você
conhece alguém que é "nunca errou"? Não seja essa pessoa. Quando você perceber que
cometeu um erro no trabalho, a melhor abordagem é informar o que aconteceu a
seu líder antes dele aponta-lo para você. A menos que haja uma razão que não
possa admitir o erro pessoalmente (quando o líder estiver fora do trabalho),
sua melhor aposta é falar cara a cara. Se você enviar e-mail a seu superior no escritório dele no final do corredor relatando
o problema, você vai ser visto por ele como um covarde que cometeu um erro.
Quando
você percebe o seu próprio erro e alerta as pessoas que precisam saber, você
ajuda a difundir a situação e acaba com a potencial espera de alguém para
chamá-lo a atenção sobre o seu erro. Por outro lado, se você esperar para admitir
o erro, você pode causar uma má situação que pode ficar ainda pior.
2. Não
dê desculpas
Desculpas
pode voar pelos ares, porém o seu trabalho é no plano terreno e trazer uma má
impressão. "Eu estava cansado”.
" "Eu estava atrasado com o projeto e não tive tempo para confirmar
isso”. "João não me disse que eu precisava corrigir esses números".
Quando você começa com uma lista de razões que estragou tudo e não fez nada, não
só parecerá imaturo, mas, correrá o risco de, inadvertidamente, culpar alguém
para o seu erro, e que com isso, não vai ganhar nenhum amigo.
"
Eu cometi um erro " é a melhor maneira de informar as pessoas de seu erro.
Assuma o problema, evite o jogo da culpa e peça desculpas. A maioria das
pessoas vai admirá-lo por ser franco e você estará em seu caminho para fazer as
pazes.
Se para todo erro tem-se uma
justificativa, então, não é preciso justificar. A justificativa só diz o que
você não fez. Reflita com o erro e faça um plano para não repeti-lo.
3. Faça
um plano que garanta que você nunca cometerá esse erro novamente
Dependendo
da natureza do erro, você pode querer compartilhar o seu plano com o seu líder
e seus colegas de trabalho, mas o mais importante é ter certeza de que você não
repetirá esta situação da próxima vez.
4. Seja
voluntário, ajude a corrigir o erro a tempo
Se
houver qualquer maneira que possa resolver o erro, certifique-se de oferecer ajuda.
Se isso significa chegar mais cedo, ficar até mais tarde ou fazer chamadas
telefónicas pedindo desculpas para resolver o erro, você deve agir logo e
assumir a responsabilidade.
5. Siga
em frente
A
frase " todo mundo comete erros"
ecoa em seus ouvidos, porque é verdade. Não se debruce ou fique obcecado sobre
o erro. Mesmo que for um erro grave, não comece a escrever sua resignação, a
menos que alguém diga que seu erro foi tão notório que não há nenhuma maneira
de corrigi-lo. Seja positivo e use a situação como uma lição aprendida e que
vai ajudá-lo a evitar erros futuros no trabalho.
REFERÊNCIAS:
Tradução
e adaptação do texto original de:
SALPETER, M. How to deal with making a big mistake at work.
Business
Insider. Disponível em < http://www.businessinsider.com/keep-these-5-things-in-mind-when-making-a-work-mistake-2013-10
> Acessado em
09 de Fev. de 2014.
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