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Cinco estratégias de conflitos para pessoas "legais"



Você valoriza as relações amistosas com seus colegas? Tem orgulho de ser uma boa pessoa que nunca provoca uma briga? Infelizmente, você pode ser tão responsável ​​pela disfunção do grupo como uma equipe mais combativa. Isso porque é um problema quando você evita conflito aberto e saudável sobre as questões do dia a dia. Se você pensa que está "favorecendo a equipe" por não balançar o barco, está se iludindo.

As equipes precisam de conflitos para funcionarem eficazmente. O conflito permite que a equipe entre em acordo com as situações difíceis, para sintetizar diversas perspectivas e para garantir que as soluções sejam bem pensadas. O conflito é desconfortável, mas é a fonte da verdadeira inovação e também um processo crítico na identificação e mitigação de riscos.

Ainda assim, as pessoas admitem que não se sentem confortáveis ​​com o conflito. Elas temem que discordar pode ferir os sentimentos de alguém ou perturbar a dinâmica de equipes harmoniosas. Elas se queixam de que as suas perspectivas não são tão válidas como as das outras pessoas, de modo a se conterem.

Claro, evitando o confronto pode ajudá-lo a manter a sua autoimagem como uma boa pessoa, mas ao custo de deixar seu ponto de vista de lado; ao custo de suposições desafiadoras equivocadas e ao custo de identificar riscos ocultos. Isso é um custo muito alto a ser pago para ser uma pessoa legal.

Para superar esses problemas, precisamos de uma nova definição de uma pessoa legal. Nesta versão do legal, você externa sua opinião, discute as questões desconfortáveis ​​e coloca as coisas em cima da mesa para que todos possam ajudar a sua equipe a seguir em frente.

O segredo de ter conflito saudável e manter sua autoimagem como uma pessoa agradável é tudo no entendimento e na entrega.

Para iniciar a mudança da sua forma de pensar, pense que o seu valor para a equipe não está em quantas vezes você concorda, mas em quantas vezes você adiciona um valor único. Se tudo que você está fazendo é concordar com seus colegas de equipe, você é redundante. Então comece por dizer a si mesmo "é a minha obrigação de trazer uma perspectiva diferente do que os outros estão trazendo".  Reflita sobre o quanto de valor você pode agregar a um determinado tema.

Aqui estão algumas dicas sobre como melhorar a sua entrega:

1. Use "e", não "mas". Quando você precisa discordar de alguém, expresse sua opinião contrária como um "e". Não é necessário que alguém esteja errado para que você possa esteja certo. Quando você fica surpreso em ouvir algo que um colega disse, não tente combatê-lo, basta adicionar a sua realidade. Por exemplo: "Você acha que nós precisamos deixar espaço no orçamento para um evento com o cliente, eu estou preocupado que nós precisamos desse dinheiro para treinamento dos empregados. Quais são as nossas opções?”. Isso envolverá os seus colegas de equipe na resolução de problemas, que é uma abordagem inerentemente colaborativa em vez de combativa.

2. Use hipóteses. Quando alguém discorda de você, não movimente a cabeça demonstrando que não se sente muito bem por ser contrariado. Em vez disso, uma tática útil é perguntar sobre situações hipotéticas e levá-los a julgarem as possibilidades. (Julgar é o oposto da defesa, assim que começa a ativar o cérebro). Se você está encontrando resistência as suas ideias, tente perguntar a seus colegas de equipe para imaginarem um cenário diferente. Por exemplo: "Vejo sua preocupação em encontrar as pessoas certas da equipe de vendas para concluir a campanha. Se pudéssemos encontrar as pessoas certas... como seria a campanha?

3. Pergunte sobre o impacto. Fazer perguntas abertas para o seu colega de equipe também é útil. Se você está preocupado com uma proposta de ação, peça a seus colegas de equipe para avaliarem o impacto da implementação do seu plano. Por exemplo: "Ok, estamos contemplando o lançamento deste produto apenas para os nossos clientes brasileiros. Como é que seria a aceitação com nossos dois grandes clientes na China?". Esta abordagem parece ser muito menos agressiva do que dizer: "Nossos clientes da China vão ficar com raiva". Toda vez que você puder demonstrar que está aberto a ideias e a abordagem direta, vai abrir a discussão (e você vai preservar a sua reputação como uma pessoa agradável).

4 . Discuta a questão central. Muitos conflitos fogem do controle da equipe porque as partes envolvidas não estão na mesma página. Se você não concordar com uma proposta de ação, em vez de reclamar sobre a solução, tente entender o que está por trás da sugestão. Se você entender o raciocínio, você pode ser capaz de encontrar uma outra maneira de conseguir o mesmo objetivo. Por exemplo: "Estou surpreso que você sugeriu em liberar os números de vendas para toda a equipe. Qual é o seu objetivo ao fazer isso?". Muitas vezes surge o conflito quando uma pessoa tenta resolver um problema sem avaliar o suficiente as opções ou o impacto dessas ações. Se você concorda que o problema que está tentando resolver é importante, você vai ter uma base comum a partir da qual começam as investigações para respostas.

5 . Peça ajuda. Outra tática para um "conflito amigável" é ser levemente autodepreciativo e de reconhecer o mal-entendido. Se algo é realmente surpreendente para você (por exemplo, você não pode acreditar que alguém iria propor algo tão louco), então diga. "Eu estou perdendo alguma coisa aqui, diga-me como isso pode resolver o nosso gap de vendas para o primeiro trimestre". Se a ideia da pessoa realmente não se sustenta, uma série genuína de questões abertas virá em uma posição de ajudá-lo a entender e provavelmente fornecer aos outros colegas uma chance de orientá-lo a conduzir o plano em uma direção diferente.

Conflito - apresentar um ponto de vista diferente, mesmo quando seja desconfortável, é fundamental para a eficácia da equipe. Diversidade de pensamento em uma equipe é a fonte de inovação e crescimento. Ele também é o caminho para identificar e mitigar riscos. Se você está fugindo do conflito, use uma destas técnicas para torná-lo um pouco mais fácil.

A alternativa de reter as suas preocupações, o leva para fora da equipe e desgasta lentamente a confiança e credibilidade. Isso não é bom para todos.


REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

DAVEY, Liane. Conflict strategies for nice people.  Linkedin.com. Disponível em Harvard Business Review – HBR Blog Network <http://blogs.hbr.org/2013/12/conflict-strategies-for-nice-people/ > Acessado em 25 de Dez. 2013.

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