Você
valoriza as relações amistosas com seus colegas? Tem orgulho de ser uma boa
pessoa que nunca provoca uma briga? Infelizmente, você pode ser tão responsável
pela disfunção do grupo como uma equipe mais combativa. Isso porque é um
problema quando você evita conflito aberto e saudável sobre as questões do dia
a dia. Se você pensa que está "favorecendo a equipe" por não balançar o barco, está se iludindo.
As
equipes precisam de conflitos para funcionarem eficazmente. O conflito permite
que a equipe entre em acordo com as situações difíceis, para sintetizar
diversas perspectivas e para garantir que as soluções sejam bem pensadas. O
conflito é desconfortável, mas é a fonte da verdadeira inovação e também um
processo crítico na identificação e mitigação de riscos.
Ainda
assim, as pessoas admitem que não se sentem confortáveis com o conflito. Elas
temem que discordar pode ferir os sentimentos de alguém ou perturbar a dinâmica
de equipes harmoniosas. Elas se queixam de que as suas perspectivas não são tão
válidas como as das outras pessoas, de modo a se conterem.
Claro,
evitando o confronto pode ajudá-lo a manter a sua autoimagem como uma boa
pessoa, mas ao custo de deixar seu ponto de vista de lado; ao custo de
suposições desafiadoras equivocadas e ao custo de identificar riscos ocultos.
Isso é um custo muito alto a ser pago para ser uma pessoa legal.
Para
superar esses problemas, precisamos de uma nova definição de uma pessoa legal. Nesta versão do legal, você externa
sua opinião, discute as questões desconfortáveis e coloca as coisas em cima
da mesa para que todos possam ajudar a sua equipe a seguir em frente.
O
segredo de ter conflito saudável e manter sua autoimagem como uma pessoa
agradável é tudo no entendimento e na entrega.
Para
iniciar a mudança da sua forma de pensar, pense que o seu valor para a equipe
não está em quantas vezes você concorda, mas em quantas vezes você adiciona um
valor único. Se tudo que você está fazendo é concordar com seus colegas de
equipe, você é redundante. Então comece por dizer a si mesmo "é a minha
obrigação de trazer uma perspectiva diferente do que os outros estão trazendo".
Reflita sobre o quanto de valor você pode
agregar a um determinado tema.
Aqui
estão algumas dicas sobre como melhorar a sua entrega:
1. Use "e", não "mas".
Quando você precisa discordar de alguém, expresse sua opinião contrária como um
"e". Não é necessário que
alguém esteja errado para que você possa esteja certo. Quando você fica surpreso
em ouvir algo que um colega disse, não tente combatê-lo, basta adicionar a sua
realidade. Por exemplo: "Você acha que nós precisamos deixar espaço no
orçamento para um evento com o cliente, eu estou preocupado que nós precisamos
desse dinheiro para treinamento dos empregados. Quais são as nossas opções?”. Isso
envolverá os seus colegas de equipe na resolução de problemas, que é uma
abordagem inerentemente colaborativa em vez de combativa.
2. Use hipóteses. Quando alguém discorda
de você, não movimente a cabeça demonstrando que não se sente muito bem por ser
contrariado. Em vez disso, uma tática útil é perguntar sobre situações hipotéticas
e levá-los a julgarem as possibilidades. (Julgar é o oposto da defesa, assim
que começa a ativar o cérebro). Se você está encontrando resistência as suas ideias,
tente perguntar a seus colegas de equipe para imaginarem um cenário diferente. Por
exemplo: "Vejo sua preocupação em encontrar as pessoas certas da equipe de
vendas para concluir a campanha. Se pudéssemos encontrar as pessoas certas... como
seria a campanha?
3. Pergunte sobre o impacto. Fazer perguntas abertas para o seu colega
de equipe também é útil. Se você está preocupado com uma proposta de ação, peça
a seus colegas de equipe para avaliarem o impacto da implementação do seu
plano. Por exemplo: "Ok, estamos contemplando o lançamento deste produto
apenas para os nossos clientes brasileiros. Como é que seria a aceitação com
nossos dois grandes clientes na China?". Esta abordagem parece ser muito
menos agressiva do que dizer: "Nossos clientes da China vão ficar com
raiva". Toda vez que você puder demonstrar que está aberto a ideias e a abordagem
direta, vai abrir a discussão (e você vai preservar a sua reputação como uma pessoa
agradável).
4 . Discuta a questão central. Muitos conflitos fogem do controle da
equipe porque as partes envolvidas não estão na mesma página. Se você não
concordar com uma proposta de ação, em vez de reclamar sobre a solução, tente entender
o que está por trás da sugestão. Se você entender o raciocínio, você pode ser
capaz de encontrar uma outra maneira de conseguir o mesmo objetivo. Por
exemplo: "Estou surpreso que você sugeriu em liberar os números de vendas
para toda a equipe. Qual é o seu objetivo ao fazer isso?". Muitas vezes
surge o conflito quando uma pessoa tenta resolver um problema sem avaliar o suficiente
as opções ou o impacto dessas ações. Se você concorda que o problema que está
tentando resolver é importante, você vai ter uma base comum a partir da qual
começam as investigações para respostas.
5 . Peça ajuda. Outra tática para um "conflito amigável"
é ser levemente autodepreciativo e de reconhecer o mal-entendido. Se algo é
realmente surpreendente para você (por exemplo, você não pode acreditar que
alguém iria propor algo tão louco), então diga. "Eu estou perdendo alguma
coisa aqui, diga-me como isso pode resolver o nosso gap de vendas para o primeiro trimestre". Se a ideia da pessoa
realmente não se sustenta, uma série genuína de questões abertas virá em uma
posição de ajudá-lo a entender e provavelmente fornecer aos outros colegas uma chance
de orientá-lo a conduzir o plano em uma direção diferente.
Conflito - apresentar um ponto de vista
diferente, mesmo quando seja desconfortável, é fundamental para a eficácia da equipe.
Diversidade de pensamento em uma equipe é a fonte de inovação e crescimento.
Ele também é o caminho para identificar e mitigar riscos. Se você está fugindo
do conflito, use uma destas técnicas para torná-lo um pouco mais fácil.
A
alternativa de reter as suas preocupações, o leva para fora da equipe e desgasta
lentamente a confiança e credibilidade. Isso não é bom para todos.
REFERÊNCIAS:
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