Pular para o conteúdo principal

5 maneiras de tornar-se insubstituível no trabalho



Se o seu líder não acha que você está fazendo o trabalho bem feito, há muitas pessoas que podem substituí-lo. Todo mundo quer ter uma vantagem, tornando-se insubstituível. Mas, como se tornar tão valioso no trabalho que seu líder não vai querer perdê-lo?

Aqui estão cinco dicas sobre como se tornar aquele cara inteligente que todos vão querer retê-lo no trabalho:

1 . Não seja um sabe-tudo

Mesmo que você pense que é brilhante, não seja vaidoso. As pessoas sempre procuram colegas de trabalho inteligentes, mas ninguém quer trabalhar com um tipo sabe-tudo. Especialmente se o mentalidade do sabe-tudo ofende o líder.

Seja um líder. Demonstre o seu conhecimento sobre o funcionamento interno da sua empresa e de sua função. Ofereça assistência aos seus colegas de trabalho, mas não exiba suas habilidades ou inteligência para provocar o ressentimento de todos no ambiente de trabalho.

2 . Continue a aprender.

Muitas empresas oferecem programas de aprendizagem continuada que incentivam o aumento do valor do empregado e a garantia da lealdade. Caso sua empresa tenha este tipo de programa, inscreva-se imediatamente. Não só você reforçará o seu conjunto de habilidades mas, se manterá atualizado em sua indústria, seus esforços serão notados e recompensados ​​pelo seu líder.

Não seja o último a abraçar as mudanças logísticas em seu ambiente de trabalho. Seja o primeiro.

3. Seja experiente, não inteligente.

Há uma grande diferença entre ser inteligente e ser experiente. Saber muito sobre um determinado assunto pode fazê-lo parecer como um sabe-tudo, mas necessariamente, não vai ajudá-lo no trabalho. Uma pessoa que pode citar Shakespeare pode ser considerada muito educada, mas não inteligente e indispensável em seu trabalho em uma corretora de imóveis.

Saiba sobre o seu trabalho. Seja rápido e eficiente. Não relaxe, concentre-se nas suas atividades.

4 . Conheça as pessoas de seu ambiente de trabalho.

Saiba interagir de forma eficaz e positiva com seus colegas de trabalho. Muitas pessoas perdem seus empregos porque não são bem aceitas por seus colegas de trabalho. Uma maneira de interagir eficazmente é ser sociável, e não social. Você está lá para trabalhar, não para falar sobre o que aconteceu no último episódio de Revenge.

Outra maneira é evitar a política do ambiente de trabalho. Um empregado inteligente é aquele que pode se dar bem com muitos diferentes tipos de personalidades. Seja paciente com os outros. Concentre-se em si mesmo, faça o trabalho ficar bem feito e ajude os seus colegas de trabalho serem bem sucedidos.

5. Aprenda a terminologia do negócio

Muitas carreiras usam a terminologia ou linguagem única para a indústria. Aprender a linguagem pode construir ou destruir uma carreira. Uma pessoa que não fala a terminologia própria da área nunca vai ser capaz de ter suas ideias aceitas, e pode até cometer um erro grave.

Se você trabalha em um escritório de advocacia e diz ao seu líder que apresentou um agravo quando na realidade você apresentou uma queixa, ele não vai saber o que você realmente documentou. O que se segue é uma conversa questionando como você passou no exame da OAB, seguida por uma advertência.

Seja consciente. Aproveite o tempo para aprender a terminologia de sua área e se comunicar com seus colegas de trabalho e clientes.

Faça bem feito as suas atividades e você será alguém que pode confiar nos outros, o que certamente fará manter-se na sua carreira.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

MARIE, Savannah.  5 Ways to make yourself irreplaceable at work. Brazen life.  Disponível em < http://blog.brazencareerist.com/2013/11/18/5-smart-ways-to-make-yourself-irreplaceable-at-work/ > Acessado em 20 de Nov. de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado Prático do 5S

Gerisval Alves Pessoa*
Daniel da Silva Jatahy**
Conceito de 5S


È um programa de educação e treinamento que busca a mudança no comportamento e nos hábitos das pessoas, de maneira simples e ao mesmo tempo revolucionária, por meio da prática de ações de melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no gerenciamento do dia a dia das organizações.

Tem como objetivo principal preparar uma empresa, um departamento, um bairro, uma escola, uma cidade ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente, por meio do envolvimento das pessoas e do trabalho em equipe.

Os 5S são uma derivação de cinco palavras de origem japonesa adaptadas para o português conforme descritas abaixo:


- Seiri: Senso de Utilização
- Seiton: Senso de Ordenação
- Seisou: Senso de Limpeza
- Seiketsu: Senso de Higiene, Saúde ou Bem Estar
- Shitsuke: Senso de Autodisciplina

Mas para torná-lo simples, é necessário que entendamos de forma prática o conceito de cada senso e que o torne uma ferramenta para ser utilizada …

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)

O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota
O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.
Deve-se usá-lo quando:
1.A tarefa é nova ou única; 2.O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.A eficiência de implementação é crítica. 4.Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.Desenvolvimento e introdução de novos produtos
O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.
Roteiro para Construção:
O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:
• Fluxo básico • Macro-DPD • Micro-DPD

Roteiro Básico:
1.Definir os pontos de partida e de chegada 2.Traçar um plano otimista  3.Pensar sobre fatos qu…

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas
FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a:
-Melhoria de um produto ou processo já em operação. A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto.
A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e eliminar problemas potenciais de forma siste…