Cultura
da empresa - o termo assumiu destaque na gestão empresarial. Mas, há razões
para que a "cultura" tenha conquistado um lugar tão alto no vernáculo
da carreira profissional: É real e é importante.
Embora
possa parecer intangível, a cultura da empresa se manifesta em pequenas e grandes
formas, de como as pessoas se vestem, como as decisões são tomadas e os empregados
são recompensados.
Uma
boa adequação cultural significa que seus valores, personalidade e estilo de
trabalho estão em consonância com os interesses da sociedade e das pessoas que
lá trabalham. Quão bem você se encaixar com a cultura da empresa tem muito a
ver com o quão produtivo e feliz será em trabalhar lá.
Mas,
o conceito de adequação cultural entra em cena muito antes que você realmente
seja contratato. A adequação percebida, ou a falta dela, tem um papel
importante em se conseguir um emprego em uma empresa particular, em primeiro
lugar.
Para
Tom Armour, especialista em RH, a
adequação cultural é o "elemento mais importante na contratação de pessoas".
"Habilidades e
experiência são muito importantes, mas se uma pessoa não se adapta com a
cultura da empresa o contrato de trabalho normalmente será rescindido em
questão de meses", diz Armour. “Ao contratar uma pessoa, reflita se esta é
a pessoa que você gostaria de ter na equipe para os próximos cinco anos”.
Uma boa
adequação cultural é um pré-requisito para saber se um candidato vai avançar no
processo de entrevista. Habilidades específicas podem ser ensinadas, enquanto adequação
cultural não.
Já Donn LeVie Jr, um experiente gerente de
recrutamento e seleção, diz que a adequação cultural é uma consideração
secundária, mas muito importante.
Para
LeVie, autor de “confissões de um
gerente de recrutamento e seleção”, adequação cultural vem depois de
habilidades e experiência na avaliação de candidatos a emprego. Há casos em que
um candidato que pode não ser uma boa opção cultural tem habilidades raras que
um empregador precisa.
"Pode ser uma pílula amarga para
engolir", diz ele. "Ninguém quer contratar um candidato altamente
qualificado que não demonstre, por meio da comunicação, atitude, qualidade do
trabalho, compromisso com a missão e visão da empresa, mas isso acontece".
Se a
pessoa que faz a chamada de emprego para você ser contratado considera a
adequação cultural como prioritário para classificá-lo ou menor do que
habilidades e experiência, o fato é inegável: Os gerentes de recrutamento e seleção se
preocupam com a adequação cultural.
REFERÊNCIAS:
Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:
CAREEREALISM. Company culture is important to
hiring managers. CareeBliss. Disponível em< http://www.careerealism.com/company-culture-hiring-managers/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+careerealism+%28CAREEREALISM%29
> Acessado em 09 de Jun. 2013.
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