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Cultura da empresa é importante para os gerentes de recrutamento e seleção



Cultura da empresa - o termo assumiu destaque na gestão empresarial. Mas, há razões para que a "cultura" tenha conquistado um lugar tão alto no vernáculo da carreira profissional: É real e é importante.

Embora possa parecer intangível, a cultura da empresa se manifesta em pequenas e grandes formas, de como as pessoas se vestem, como as decisões são tomadas e os empregados são recompensados.

Uma boa adequação cultural significa que seus valores, personalidade e estilo de trabalho estão em consonância com os interesses da sociedade e das pessoas que lá trabalham. Quão bem você se encaixar com a cultura da empresa tem muito a ver com o quão produtivo e feliz será em trabalhar lá.

Mas, o conceito de adequação cultural entra em cena muito antes que você realmente seja contratato. A adequação percebida, ou a falta dela, tem um papel importante em se conseguir um emprego em uma empresa particular, em primeiro lugar.

Para Tom Armour, especialista em RH, a adequação cultural é o "elemento mais importante na contratação de pessoas".

"Habilidades e experiência são muito importantes, mas se uma pessoa não se adapta com a cultura da empresa o contrato de trabalho normalmente será rescindido em questão de meses", diz Armour. “Ao contratar uma pessoa, reflita se esta é a pessoa que você gostaria de ter na equipe para os próximos cinco anos”.

Uma boa adequação cultural é um pré-requisito para saber se um candidato vai avançar no processo de entrevista. Habilidades específicas podem ser ensinadas, enquanto adequação cultural não.

Donn LeVie Jr, um experiente gerente de recrutamento e seleção, diz que a adequação cultural é uma consideração secundária, mas muito importante.

Para LeVie, autor de “confissões de um gerente de recrutamento e seleção”, adequação cultural vem depois de habilidades e experiência na avaliação de candidatos a emprego. Há casos em que um candidato que pode não ser uma boa opção cultural tem habilidades raras que um empregador precisa.

    "Pode ser uma pílula amarga para engolir", diz ele. "Ninguém quer contratar um candidato altamente qualificado que não demonstre, por meio da comunicação, atitude, qualidade do trabalho, compromisso com a missão e visão da empresa, mas isso acontece".

Se a pessoa que faz a chamada de emprego para você ser contratado considera a adequação cultural como prioritário para classificá-lo ou menor do que habilidades e experiência, o fato é inegável:  Os gerentes de recrutamento e seleção se preocupam com a adequação cultural.


REFERÊNCIAS:      

Extraído, traduzido e adaptado do texto original de:

CAREEREALISM. Company culture is important to hiring managers. CareeBliss. Disponível em< http://www.careerealism.com/company-culture-hiring-managers/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+careerealism+%28CAREEREALISM%29  > Acessado em 09 de Jun. 2013.

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