Pular para o conteúdo principal

Três importantes requisitos para o reconhecimento efetivo dos empregados


Reconhecer os empregados é fácil, mas não é simples. Para auxiliá-lo a tornar este processo mais efetivo, significante e impactante, siga os três requisitos abaixo:

1.   O que você diz

Somente reconhecer ou elogiar não é suficiente. Um reconhecimento do tipo: "Ei, ótimo trabalho!" Não é um reconhecimento efetivo. Ao reconhecer ou elogiar alguém por um trabalho bem feito, certifique-se de ser:

Específico - Diga às pessoas não apenas o que elas fizeram, mas como seus esforços ajudaram a você, ao cliente ou a empresa como um todo.
Pessoal – Descreva a contribuição única da pessoa ou talento merecedor de reconhecimento.
Significativo - Sempre vincule o momento de reconhecimento para propósito ou objetivo maior (causa nobre). Ajude as pessoas a perceberem o amplo valor do seu trabalho.


2.    Como você diz que

O tom e o contexto da sua mensagem de reconhecimento são igualmente importantes para um reconhecimento efetivo. Certifique-se de que você diz seja:

Sincero – Saiba o que você quer dizer com suas palavras de elogios. Falso lisonjeio elogios mal dados diminuem a sua mensagem de reconhecimento.
Focado - Não disperse seu elogio com uma pergunta adicional ("Muito bom o seu trabalho no projeto X. Você pode aplicar a mesma abordagem para a tarefa Y?") Ou confundi-lo com um feedback ("Muito bom o seu trabalho no projeto X, mas você também poderia ter incluído mais dados. Tenho certeza que da próxima vez fará melhor").


3.   Quando você diz

Definição de agenda eventos para reconhecimento. É por isso que o "empregado do mês" (ou pior, “empregado do trimestre") ou eventos de reconhecimentos anuais deixam de cumprir a promessa de reconhecimento estratégico. Certifique-se que o reconhecimento de que você dá seja:

Oportuno - O reconhecimento é uma forma poderosa, positiva para reforçar a ação ou comportamentos que você quer ver novamente e repetidas vezes, mas que pode se diluir quanto mais você esperar para reconhecer alguém. Certifique-se de compartilhar o seu elogio, detalhado e específico logo após o evento digno de reconhecimento.
Frequente - Reconhecimento nunca deve ser visto como uma tarefa única ou algo que você coloca na sua agenda para fazer toda sexta-feira. Assim como o reconhecimento deve ser oportuno, também deve ocorrer a cada vez que você vê comportamentos, ações ou resultados excepcionais.


REFERÊNCIAS: 
Tradução e adaptação do texto original de:
IRVINE, Derek. The 3 Keys to effective employee recognition. TLNT – The Business of HR. Disponível em  < http://www.tlnt.com/2013/04/03/the-3-keys-to-effective-employee-recognition/#more-79716 / >  Acessado em 05 de Abr. 2013.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o