Reconhecer os empregados é fácil, mas não
é simples. Para
auxiliá-lo a tornar este processo mais efetivo, significante e impactante, siga
os três requisitos abaixo:
1. O
que você diz
Somente reconhecer ou elogiar não é suficiente. Um reconhecimento do tipo: "Ei, ótimo trabalho!" Não é um reconhecimento efetivo. Ao reconhecer ou elogiar alguém por um trabalho bem feito, certifique-se de ser:
Específico - Diga às pessoas não apenas o que
elas fizeram, mas como seus esforços ajudaram a você, ao cliente ou a empresa
como um todo.
Pessoal – Descreva a contribuição única da
pessoa ou talento merecedor de reconhecimento.
Significativo - Sempre vincule o momento de
reconhecimento para propósito ou objetivo maior (causa nobre). Ajude as pessoas a
perceberem o amplo valor do seu trabalho.
2. Como
você diz que
O tom e o contexto da sua mensagem de reconhecimento são igualmente importantes para um reconhecimento efetivo. Certifique-se de que você diz seja:
Sincero – Saiba o que você quer dizer com suas palavras de elogios. Falso lisonjeio elogios mal dados diminuem a sua mensagem de reconhecimento.
Focado - Não disperse seu elogio com uma pergunta
adicional ("Muito bom o seu trabalho no projeto X. Você pode aplicar a mesma abordagem para a tarefa Y?") Ou confundi-lo com um feedback ("Muito bom o seu trabalho
no projeto X, mas você também poderia
ter incluído mais dados. Tenho certeza que da próxima vez fará melhor").
3. Quando
você diz
Definição de agenda eventos para reconhecimento. É por isso que o "empregado do mês" (ou pior, “empregado do trimestre") ou eventos de reconhecimentos anuais deixam de cumprir a promessa de reconhecimento estratégico. Certifique-se que o reconhecimento de que você dá seja:
Oportuno - O reconhecimento é uma forma
poderosa, positiva para reforçar a ação ou comportamentos que você quer ver novamente
e repetidas vezes, mas que pode se diluir quanto mais você esperar para
reconhecer alguém. Certifique-se
de compartilhar o seu elogio, detalhado e específico logo após o evento digno
de reconhecimento.
Frequente - Reconhecimento nunca deve ser visto como uma tarefa
única ou algo que você coloca na sua agenda para fazer toda sexta-feira. Assim
como o reconhecimento deve ser oportuno, também deve ocorrer a cada vez que
você vê comportamentos, ações ou resultados excepcionais.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de: IRVINE, Derek. The 3 Keys to effective employee recognition. TLNT – The Business of HR. Disponível em < http://www.tlnt.com/2013/04/03/the-3-keys-to-effective-employee-recognition/#more-79716 / > Acessado em 05 de Abr. 2013.
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