Pular para o conteúdo principal

Tenha sua vida de volta em 10 passos



Você é inteligente, trabalhador e bom no que faz, mas na verdade, muitas vezes, pode sentir-se que sua vida é apenas um conjunto de demandas implacáveis que tem que serem cumpridas e, raramente tornam-se uma fonte de satisfação. Você deseja ter mais controle de seus dias, mas a realidade é que você está em uma corrida constante apenas para manter-se.

Esta é a história que se ouve mais e mais em todos os níveis das organizações, a partir de gerentes de primeira linha até os CEOs de grandes empresas. Mas, nem sempre tem de ser assim, e que a solução está na incorporação de uma série de práticas simples em sua vida.

Apresento 10 práticas simples, mas não necessariamente você deva incorporá-las todas de uma vez, assumindo que há um número que atualmente não fazer. Em vez disso, adicione uma de cada vez, sequencialmente, ao longo dos próximos meses. Você não tem que incorporar todas elas para a sua vida melhorar, e mesmo pequenas mudanças, muitas vezes, fornecem grandes resultados. Ao mesmo tempo, é provável que quanto mais desses passos você, eventualmente, adicionar, você vai sentir-se melhor e mais responsável pelo controle de sua vida.

As sugestões estão ordenadas a partir de um nível mais básico e fundamental para um nível mais elevado.

1. Durma o suficiente todas as noites. O sono é muitas vezes o único comportamento mais desvalorizado em nossas vidas e aquele com o poder mais imediato para melhorar a nossa experiência em todo momento. Se você dormir em média 6,5 horas por dia, apenas uma hora mais de sono por noite vai deixá-lo mais fisicamente energizado, emocionalmente resistente e mentalmente mais leve.

2. Movimente-se mais. Não é só bom para a saúde do seu coração, mas também para a sua saúde mental. Faça algum tipo de exercício por 30 minutos pelo menos quatro vezes por semana que aumenta significativamente sua frequência cardíaca. Caminhe frequentemente durante o dia.

3. Coma menos, mais vezes. O alimento é o combustível. Proteínas magras e carboidratos complexos são combustíveis de alta octanagem. Você ficará mais saudável se continuar alimentando-se em pequenas doses ao longo do dia, começando com café da manhã.

4. Renove-se mais. Os seres humanos não são projetados para trabalhar continuamente. Somos feitos para funcionar entre gastar e renovar energia. Idealmente, faça uma pausa a cada 90 minutos, mesmo que seja apenas por um ou dois minutos e respire profundamente.

5. Invista em quem você ama. O maior presente que você pode dar é ter a sua atenção. Melhor estar totalmente presente com alguém por uma hora do que fisicamente presente, mas distraído, por várias horas.

6. Agradeça sempre. Nós somos muito mais rápidos para perceber o que está errado em nossas vidas do que certo. Pelo menos uma vez por semana, escreva e envie uma nota de agradecimento a alguém que merece, dizendo a pessoa exatamente que você é grato pelo que ela fez.

7. Faça a coisa mais importante em primeiro lugar. O início da manhã é provável, o tempo que você tem mais energia e menos distrações. Comece o seu dia de trabalho, concentrando-se sem interrupção, durante 60 a 90 minutos, na tarefa mais importante e/ou desafiadora que você tem que realizar naquele dia.

8. Reflita diariamente. Estamos tão preocupados com a urgência que raramente temos tempo para pensar sobre o que é que estamos fazendo. Tire 15 a 30 minutos no final de cada dia de trabalho (ou da noite) para refletir em silêncio e sem interrupção no que você aprendeu naquele dia e quais serão suas prioridades para o dia seguinte.

9. Mantenha-se informado. Nossos cérebros funcionam melhor se desafiados e a vida se torna mais interessante quando o fazemos. Ler livros é uma maneira simples e infalível para aprender e crescer, da mesma forma é a adoção de uma prática diária em torno de aprender um novo idioma, um esporte, um instrumento musical, ou em torno de como escrever uma cifra, consertar um carro, ou desenhar.

10. Retribua. Tome pelo menos uma hora por semana para deixar de lado suas próprias necessidades e dedicar-se em adicionar valor para o mundo. Uma hora por semana é muito pouco tempo, mas já é um bom começo e, é também, mais do que a maioria de nós normalmente podemos dar.


REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

SCHWARTZ, Tony. Take back your life in ten steps. Harvard Business Review. Disponível em <http://blogs.hbr.org/schwartz/2013/01/take-back-your-life-in-ten-ste.html>   Acessado em 13 de Jan. 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el