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Para dar significado aos seus empregados, comece com a Missão.



Você sente que tem um trabalho que vale a pena fazer? Se a resposta for sim, você está entre os mais afortunados dos empregados. Se for não, você está entre os muitos que acham que o seu trabalho, a coisa que eles dedicam muitas horas de suas vidas, tem pouco significado. Em vez disso, o trabalho é apenas um meio para um fim, onde as pessoas sofrem em seus postos de trabalho na esperança de encontrar tempo para as coisas que mais importam: fé, família, hobbies, férias, até mesmo assistir TV. Para eles, trabalho é simplesmente algo a ser suportado.


Tem que ser assim? Não, em nosso próprio trabalho, descobrimos que as vidas das pessoas são muito enriquecidas quando sentem que estão fazendo progressos em um trabalho que é significativo, em outras palavras, quando sentem que estão fazendo a diferença no mundo. Esta conclusão é reforçada por Scott Keller e Príncipe Colin em seu livro Além do desempenho: Como grandes organizações constroem vantagem competitiva sustentável. Keller e Príncipe mostram que quando as organizações dão às pessoas um senso de significado em seu trabalho, não é só bom para os empregados, mas é fundamental para a construção de uma organização saudável, funcional e competitiva.


Por que o significado do trabalho é tão importante? Porque quando as pessoas encontram sentido no trabalho desenvolvem o senso de propriedade. O trabalho significa algo para elas pessoalmente. E como Keller descreve em seu livro, quando as pessoas se apropriam do trabalho, elas são mais dedicadas a ele, ficam intrinsecamente mais motivadas e mais engajadas. Isso faz com que os empregados tenham um melhor desempenho em todas as dimensões.


Infelizmente, muitas empresas nem mesmo tentam tornar um trabalho significativo para as pessoas. Gestores destas empresas parecem pensar que o salário é o motivo suficiente para que as pessoas deem o seu melhor. Mas, a motivação extrínseca só distancia, não levando as pessoas a serem altamente engajadas ou criativas. Mesmo as declarações de missão de algumas empresas caem por terra, concentrando-se apenas no valor para o acionista, na competitividade no mercado, ou ficar longe de problemas. Será que esta declaração de missão inspira você?


O principal objetivo da empresa é maximizar o valor de longo prazo dos acionistas, ao aderir às leis das jurisdições em que opera e em todos os momentos, observando os mais elevados padrões éticos. (Dean Foods Company)

Mike Brenner e Steve Van Valin, da empresa de consultoria em Culturas, falam sobre as fontes de "amplificação do significado", que os gestores podem usar em sua busca para sustentar o engajamento dos empregados. Esta fonte espiral de dentro para fora (o sustento da família; progredir em um trabalho desafiador), para uma gama mais ampla de outras pessoas (que fazem parte de um trabalho bem feito, de uma equipe ou organização respeitada, que tem um impacto positivo sobre os clientes, contribuindo para sua comunidade ou país) e, finalmente, para o nível maior (servindo a sociedade, ajudando as pessoas ao redor do mundo). Os empregados serão mais fortemente engajados no seu trabalho quando percebem isso e como servir de alguma forma a cada uma dessas metas.


Para conseguir isso, os líderes têm duas tarefas. Primeiro, eles devem comunicar aos empregados como seu trabalho contribui para essas fontes de significado. Muitas vezes, uma declaração de missão bem articulada é o primeiro passo. Compare essas duas declarações de missão corporativa à citada anteriormente:

Nossa missão: inspirar e nutrir o espírito humano - uma pessoa, uma xícara de café e um bairro de cada vez. (Starbucks Coffee Company)

Desenvolver o melhor produto, não causar danos desnecessários, usar o negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental (Patagônia).

Estas declarações dão às pessoas uma noção de como os seus esforços irão contribuir para a vida dos clientes, das comunidades e do mundo que eles afetam.
Infelizmente, na maioria das vezes, as declarações de missão são vazias com valores que não são vividos todos os dias pelos gestores na organização. Portanto, esta é a segunda tarefa do líder: ser o exemplo (walking the talk) da declaração de missão.

Portanto, a organização deve realmente apoiar a capacidade dos empregados em atingir metas significativas. Nas melhores empresas, onde os empregados são engajados e brilha desempenho, os líderes em todos os níveis repeitam os empregados e de forma consistente se esforçam para dar-lhes a autonomia, ajuda, recursos e tempo necessário para fazerem um grande trabalho.

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:

AMABILE, Teresa e KRAMER, Steve. To give your employees meaning, start with mission. Harvard Business Review. Disponível em  < http://blogs.hbr.org/hbsfaculty/2012/12/to-give-your-employees-meaning.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date> Acessado em 22 de Jun. 2012.

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