Encontrar
na atualidade um bibliófilo é cada vez mais raro. Mesmo
com as taxas globais de alfabetização melhorando, as pessoas cada vez menos se
dedicam á leitura. De acordo com a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil divulgada
em abril de 2012 pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência,
O brasileiro está lendo menos. O número de brasileiros considerados leitores –
aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a
pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2
milhões (50%), em 2011. Esta diminuição também acontece nos EUA e, pela
primeira vez na história americana, "menos da metade da sua população adulta
é amante à leitura".
Isso é terrível para a liderança, onde sugere que essas tendências são ainda mais acentuadas. Os empresários parecem estar lendo menos, em particular temas não relacionados ao negócio. Mas, a dedicação e os hábitos de leitura mais diversificada são muitas vezes uma característica definidora de nossos maiores líderes e pode catalisar uma visão, inovação, empatia e eficácia pessoal.
Observe quantos grandes líderes de negócios são ou foram ávidos leitores. Segundo o The New York Times, Steve Jobs teve um "interesse inesgotável" em William Blake; o fundador da Nike, Phil Knight, reverencia sua biblioteca que é de “tirar o chapéu”; e o fundador das indústrias Harman, Sidney Harman são conhecidos como “os pensadores originais de sistemas", citam livremente Shakespeare e Tennyson. No livro Paixão e Propósito, David Gergen diz que David Rubenstein fundador do Grupo Carlyle lê dezenas de livros a cada semana. E a história está repleta, não só com os grandes líderes que eram ávidos leitores e escritores (lembre-se, Winston Churchill ganhou o Prêmio Nobel de Literatura e não o da Paz), mas também com os líderes de negócios que acreditavam que a leitura a fundo e ampla cultivou neles os conhecimentos, hábitos e talentos para melhorar suas organizações.
Os benefícios da leitura para a liderança são muito abrangentes. Evidências sugerem que a leitura pode melhorar a inteligência e levar à inovação e a perspicácia. Alguns estudos têm mostrado, por exemplo, que a leitura o torna mais esperto "através de um maior vocabulário e conhecimento mais universal para além das habilidades de raciocínio abstrato". Ler quer seja na Wikipédia, Michael Lewis, ou Aristóteles, é uma das formas mais rápidas para adquirir e assimilar novas informações. Muitos empresários afirmam que a leitura diversificada é boa para a criatividade. E os líderes que podem demonstrar conhecimentos em outras áreas, como a sociologia, as ciências físicas, economia ou psicologia e aplicá-los às suas organizações são mais propensos a inovarem e prosperarem.
A
leitura pode também torná-lo mais eficaz que outros líderes. A
leitura aumenta a inteligência verbal, tornando-o um líder mais comunicador adepto
e articulado. A
leitura de romances pode melhorar a empatia e a compreensão das interpretações sociais,
permitindo que um líder melhore o seu trabalho com compreensão dos outros, características
apontadas por Anne Kreamer em seu
livro “persuasivamente ligados”, como
qualidades presentes nos líderes que aumentaram a eficácia organizacional, tiveram
aumentos e promoções. E,
qualquer pessoa de negócios entende que a inteligência emocional elevada melhorará
sua capacidade de liderança e gestão.
Finalmente, uma vida ativa literária pode torná-lo mais eficaz, pessoalmente, por manter-se relaxado e melhorar a saúde. Para os executivos estressados, a leitura é a melhor maneira de relaxar. A leitura de seis minutos pode reduzir o estresse em 68%, e alguns estudos sugerem que a leitura pode até afastar a doença de Alzheimer, ampliando a longevidade da mente.
Ler mais pode levar a uma série de benefícios para as pessoas de negócios de todas as áreas e também, para qualquer pessoa. A dedicação à leitura pode fazer de você um líder melhor. Então, como você pode começar? Aqui estão algumas dicas:
1.
Participe de um grupo de leitura. Forme
e reúna-se periodicamente com um grupo de colegas para ler clássicos da
filosofia, ficção, história e outras áreas.
2.
Diversifique sua leitura. Se
você é uma pessoa de negócios que normalmente só lê sobre negócios, comprometa-se
a leitura de um livro este ano em três áreas fora de sua zona de conforto: um
romance, um livro de poesia, ou de ficção científica, biografia, história, ou artes.
3.
Aplique o que você leu no seu ambiente
de trabalho. Você está enfrentando um
problema no trabalho? Pegue
um livro sobre a neurociência ou de psicologia e veja se existem maneiras em que
você pode aplicar as lições dessas áreas de conhecimento à sua profissão.
4.
Incentive os outros. Depois
de trabalhar em um projeto com os colegas, envie-lhes um livro, pois eles vão
gostar. Experimente,
pois você pode incentivar ao debate temas e lições aprendidas importantes, e também,
uma proliferação de leitores em seu ambiente de trabalho.
5.
Leia para se divertir. Nem toda leitura tem de ser voltada
para o seu desenvolvimento. Leia para, desconectar
e deixar sua mente livre de preocupações.
A
leitura tem muitos benefícios, mas é subestimada como uma componente essencial
do desenvolvimento da liderança. Então, reflita e
descubra onde e quando a leitura já beneficiou a sua vida?
Que
sugestões você daria para outros que buscam melhorar sua liderança por meio da leitura?
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
COLEMAN,
John. For those who want to
lead, read. Harvard Business Review. Disponível
em < http://blogs.hbr.org/cs/2012/08/for_those_who_want_to_lead_rea.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date
> Acessado em 19 de Ago. de 2012.
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