Consistentemente faça essas cinco coisas
e os resultados que você quer de seus empregados e de seu negócio surgirão.
Líderes notáveis não são grandes em
papel. Grandes líderes são notáveis com base em suas ações.
Os resultados são tudo, mas não os
resultados que você possa imaginar.
Consistentemente faça essas cinco coisas e todas as outras coisas acontecerão. Você e seu negócio se beneficiarão muito.
Consistentemente faça essas cinco coisas e todas as outras coisas acontecerão. Você e seu negócio se beneficiarão muito.
Mais importante, assim como seus
empregados.
1. Desenvolva todos os empregados. Claro, você pode colocar seu foco
principal em atingir metas, alcançar resultados e cumprir metas concretas, faça
isso, mas você colocará a “carroça a frente dos bois”.
Sem grandes empregados, nenhum foco em
objetivos e metas nunca vai ter efeito. O empregado só pode alcançar o que eles
são capazes de alcançar, por isso é a sua função ajudar a todos os seus empregados
a serem mais capazes para que eles e seus negócios possam conseguir mais.
É a sua função proporcionar o
treinamento, orientação e oportunidades que seus empregados precisam e merecem.
Quando você faz isso, você transforma o processo relativamente chato de rever
os resultados e acompanhar o desempenho em algo muito mais significativo para
os seus empregados: Progresso, melhoria e realização pessoal.
Então não se preocupe em alcançar
metas de desempenho. Passe a maior parte do seu tempo desenvolvendo as
habilidades de seus empregados e atingir metas será um resultado natural.
Além disso, é muito mais divertido.
2. Trate os problemas imediatamente. Nada mata a moral da equipe mais
rapidamente do que os problemas que não são abordados. Disputas interpessoais,
problemas de desempenho e rixas entre os departamentos impactam negativamente
sobre a motivação e entusiasmo dos empregados.
E eles nos distraem, porque os pequenos
problemas nunca vão embora. Pequenos problemas sempre reaparecem e se
transformam em problemas crônicos. Além disso, quando você ignora um problema seus
empregados imediatamente perdem o respeito por você, e sem respeito, você não
pode liderar.
Nunca esperamos que um problema irá
magicamente desaparecer, ou que alguém vai lidar com isso. Encare cada problema
de frente, não importa quão pequeno ele seja.
3. Resgate seu pior empregado. Quase todas as empresas tem pelo menos um empregado não você perdeu o interesse: falhou pública em completar uma tarefa, perdeu a calma em uma reunião, ou simplesmente não consegue acompanhar o ritmo de trabalho. Ao longo do tempo este empregado passa a ser visto pelos seus pares e por você como um elo fraco.
Embora o empregado possa desesperadamente
querer "reabilitar-se", isso é quase impossível. O peso da
desaprovação da equipe é muito pesado para que uma pessoa para se mover.
Mas não é muito pesado para você.
Antes de remover o seu elo mais fraco
da cadeia, esforce-se e tente resgatar essa pessoa. Diga: "Fulano, eu sei que você está lutando,
mas eu também sei que você está tentando. Vamos encontrar formas em conjunto
que possam conduzi-lo aonde você precisa estar." Expresse confiança. Ser
reconfortante. Acima de tudo, diga-lhe que o acompanhará em cada passo do seu caminho.
Não podemos relaxar seus padrões.
Basta acelerar e prover orientação e coaching.
Se isso parece muito trabalho para
pouco resultado potencial, pense nisso desta maneira. Seus empregados notáveis
não precisam muito do seu tempo, eles são notáveis porque eles já têm essas
qualidades. Se você tiver sorte, você pode conseguir alguns pontos percentuais
de desempenho extra com eles. Mas um empregado seu tem muitos problemas a serem
resolvidos; resgatá-lo e você fará uma tremenda diferença.
Admitimos que, às vezes, não vai
funcionar. Quando isso não acontecer, não se preocupe com isso. O esforço é sua
própria recompensa.
E, ocasionalmente, um empregado vai
ter sucesso e você terá feito uma enorme diferença na vida profissional e
pessoal de uma pessoa.
4.
Sirva os outros, não a você mesmo.
Você pode deixar de ser egoísta ou egocêntrico uma ou duas vezes ... mas, é
isso mesmo.
Nunca diga ou faça algo que de alguma
forma o coloca no centro das atenções, ainda que brevemente. Nunca parabenize empregados
e divague por alguns momentos para discutir o que você fez.
Se ele deve ir sem dizer, não diga
isso. Sua glória deve ser sempre refletida, nunca dirigida.
Quando os empregados são excelentes,
você e sua empresa se sobressaem. Quando sua equipe é bem-sucedida, você e seu
negócio são bem sucedidos. Quando você recupera um empregado lutando e eles se
tornam notáveis, lembre-se que eles devem ser felicitados, não você.
Você estava apenas fazendo seu
trabalho da forma como um líder notável faria.
Quando você agir de forma mais consistente
como se fosse menos importante do que os seus empregados e quando você nunca
pedir aos empregados para fazer algo que você não faça a todos, eles saberão o
quão importante você realmente é.
5. Lembre-se sempre de onde você veio. Veja um caçador de autógrafos atrás de um autógrafo de atleta famoso e você pode pensar: "Se eu estivesse em uma posição similar nunca faria isso.”.
Opa! Na verdade, você faria. Para
alguns de seus empregados, especialmente os novos empregados, você tem pelo
menos um pouco famosa. Você está no comando. Você é o líder.
É por isso que, quando um empregado quer
falar com você sobre algo que lhe pareça insignificante, ele pode apenas querer
passar alguns momentos com você.
Quando isso acontecer, você tem uma
escolha. Você pode mandar o empregado ir embora, ou pode ver o momento de sua
real importância: Uma oportunidade para inspirar, tranquilizar, motivar e até
mesmo dar esperança a alguém por coisas maiores em sua vida. Quanto mais alto for
seu cargo maior será o impacto que você fará e maior será sua responsabilidade em
fazer esse impacto.
Aos olhos de seus empregados, um líder
notável é uma estrela. Lembre-se de onde você veio, e seja gentil com o seu
estrelato.
REFERÊNCIAS:
Tradução e adaptação do texto original de:
HADEN, Jeff. The 5 qualities of remarkable bosses. Inc. Magazine. Disponível em <http://www.inc.com/jeff-haden/the-5-qualities-of-remarkable-bosses.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+inc%2Fheadlines+%28Inc.com+Headlines%29> Acessado em 17 de mar.
2012.
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