Pular para o conteúdo principal

Como passar um mês de férias


É um sonho indescritível que brilha nos olhos dos executivos: Quem diria que você pode tirar um mês inteiro de férias? A atração é óbvia: A chance de realmente relaxar, para recarregar a sua criatividade e visitar lugares distantes não pode ser possível em uma excursão de uma semana. Para muitos empresários e executivos tirarem 30 dias de férias era praticamente impossível, pois eles tinham os seus próprios motivos, a hesitação interna: O que aconteceria com o meu negócio enquanto eu estiver fora? Será que eu posso me afastar dos meus clientes? E se houver uma emergência?

Como posso dar ao luxo de ficar fora por tanto tempo?

Essas desculpas só serão superadas quando você se permitir se afastar por um mês inteiro.  Os sacrifícios são inerentes e é necessário muito planejamento, porém os benefícios são maiores que ao retornar, você já estará planejando fazer isso de novo. 

Aqui estão algumas dicas sobre como tirar um mês de férias:

Planeje com muita antecedência. Quando a maioria das pessoas diz que ficar um mês fora da empresa não é possível, eles estão dizendo a verdade: Não é viável no futuro imediato. Há compromissos de trabalho e muitas outras obrigações a cumprir. Mas, se você realmente planejar com muita antecedência, as suas sonhadas férias de um mês serão possíveis. Informe a seus clientes com certa antecedência o período que você sairá de férias. E sobre suas obrigações de trabalho, pense com antecedência em quem vai substituí-lo. 
Decida como acessível você quer ser. Esta é uma questão crucial para decidir logo no início. Não é muito um período de 30 dias de férias se seus clientes estão à sua procura diariamente? Você vai checar e-mail ou correio de voz enquanto estiver de férias? Às vezes é uma questão de logística: Avise a seus clientes que estará completamente off line no período de férias e deixe o contato do seu substituto.
Você vai perder dinheiro, conviva com isso. Esta é talvez a parte mais dolorosa. Todo mundo sabe que as viagens são caras: Gastos com passagens, hospedagens, alimentação e passeios. Mas, dada a psicologia humana e nossa aversão inata à perda, a coisa realmente difícil é o lucro que você perde. Mas, se o dinheiro é tudo, vamos enfrentá-lo: Você nunca iria a qualquer lugar porque é muito mais rentável ficar em casa e no trabalho. É um remédio amargo, mas se você realmente acredita que a vida é feita de experiências, você vai ter que aceitar.
Dê-se permissão para passear. No seu mês de viagem de férias, leia bastantes livros sobre a história, cultura, negócios e sociologia, um combustível para uma onda totalmente nova de idéias. Muitas vezes, a inovação e a criatividade não seguem um caminho linear, pois o que você ver, ler e aprender fará o seu trabalho mais rico.
Então, você está pronto para tirar um mês de férias? O que é necessário para que isso aconteça? E aonde você irá?

 

Tradução e adaptação do texto original de:

CLARK, D. How to take a month off.  Havard Business Review. Disponível em < http://blogs.hbr.org/cs/2012/02/how_to_take_a_month_off.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date> Acessado em 24 de Fev. 2012.                                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o