Pular para o conteúdo principal

11 Palavras que inspiram


Apresentamos a seguir o nosso entendimento sobre o significado de 11 palavras voltadas para a orientação pessoal e profissional destacadas em fevereiro de 2012 no programa de coaching desenvolvido pela equipe de John Maxwell por meio de um vídeo diário intitulado “Um minuto com Maxwell(http://johnmaxwellteam.com).
1.   CORAÇÃO (HEART). As pessoas de sucesso devem ter boa saúde. Portanto, temos que cuidar do nosso coração tendo uma boa alimentação e fazendo exercícios físicos. Mas, há outro coração, o que rege nosso ser, que só estará saudável por meio de nossos bons exemplos, de nossas atitudes positivas e de nosso bom humor. Para nosso pleno sucesso este dois corações precisam se alinhar diariamente. Pratique o bom humor diário: O seu coração e as pessoas ao seu redor agradecerão.

2.   ASPIRAR (ASPIRE).  Aspiração não é tudo, mas é essencial. Aspirar faz-nos manter vivo, a seguir em frente. Somente com a aspiração você se energiza para alcançar seus objetivos, usa seu máximo potencial físico e intelectual, supera seus limites dá o máximo de si. Pessoas de sucesso são aquelas que aspiram mais.

3.   DESCONECTADO (UNPLUGGED). Em um mundo de alta tecnologia é necessário desconectarmos. Apresentarmos ao vivo, sermos nós mesmos, sem maquiagem, sem textos ensaiados, ou seja, sermos transparentes, honestos, abertos e reais. Desta forma seremos nós mesmos e saberemos que seremos aceitos e apreciados como somos e não o que temos. Faremos verdadeiras amizades, verdadeiras parcerias, equipes coesas em um efeito circular, desenvolvermos verdadeiros laços entre as pessoas e aprender de forma colaborativa.

4.   LIBERTAR-SE (GETTING UNSTUCK). A maioria dos problemas que tivemos em nossas vidas pode ter uma resposta. Para nos libertarmos e crescermos é necessário voltarmos ao ponto de partida, avaliarmos a situação, identificarmos os problemas, as causas das frustrações ou dos fracassos, olharmos os problemas de forma proativa, os superarmos e aprendermos a conviver com eles e seguir em frente. Uma dica: Encontre uma base sólida fundamentada em princípios e valores, estabeleça objetivos e aja em função dos mesmos.

5.   INÍCIO (BEGINNING). Começar é a esperança do futuro. Diariamente temos uma página de um livro em branco a ser escrita por nós rumo aos nossos sonhos. Para tornar nossos sonhos em realidade, temos que ter um plano bem realista, mas só chegaremos lá se tomarmos a decisão de iniciar. O sucesso depende de uma jornada a ser seguida, portanto, para iniciarmos temos que ter o fim em mente. Se algo der errado em nossa trajetória, avaliemos, aprendamos, mudemos e reiniciemos até que o resultado seja satisfatório.

6.    FELIZ ANIVERSÁRIO (HAPPY BIRTHDAY). "Há duas datas importantes na vida de uma pessoa, a data de seu nascimento e o dia em que ele descobriu por que nasceu."

7.   FAMÍLIA (FAMILY). Desde que nos concebemos como ser vivo, temos uma instituição milenar fundamentada em respeito, amizade, amor, carinho, cumplicidade e suporte permanente, que se preocupa incansavelmente com nossas vidas, a família: Base da cultura, da civilização e da sociedade. Para ter sucesso na vida nós precisamos de uma base sólida, a nossa família.  Ao longo de nossas vidas, além da nossa família biológica, conhecemos e convivemos com novas pessoas no mundo todo que podem nos conhecer melhor e que podem nos amar incondicionalmente: Família da igreja, do trabalho, profissional e social. Família é uma continuidade e, temos o dever de continuar esta célula mater da humanidade.

8.   HUMOR (HUMOR). O humor é o melhor remédio para as relações interpessoais, nos conecta a todo mundo, nos descontrai e aliviar o stress nos momentos críticos do dia a dia. Influencia na maneira de como somos vistos no ambiente de trabalho. Um sorriso sincero nos lábios, uma saudação pessoal olho no olho e um comentário pessoal diário, fazem com que a equipe e os nossos colegas de trabalho percebam que nos importamos com eles e que são importantes para o resultado da equipe. As pessoas que estão do nosso lado e nós também podemos não ser perfeitas, mas se temos bom humor podemos demonstrar que estamos disponíveis e abertos para ajudar e receber ajuda de outras pessoas. Abra um sorriso que as pessoas já estão prontas para conectarem com você.

9.   CIRCUNSTÂNCIAS (CIRCUMSTANCES). Diariamente nos encontramos diante de certas circunstâncias que podem ser favoráveis ​​ou não. As nossas atitudes e o nosso caráter fazem com que saibamos lidar com elas, controlá-las, aproveitá-las e dar nossas respostas. Não são as circunstâncias que vão criar eventos e sim a nossa resposta às circunstâncias que farão a diferença. Portanto, o segredo é fazermos as escolhas certas fundamentadas em nossos princípios e valores, pois as circunstâncias sempre estarão presentes em nossas vidas.

10.         SOBRESSAIR (EXCEL). Qual o grau de projeção de seu nome ou de sua marca? Quem o conhece? Você já foi reconhecido pelos excelentes resultados e com qual freqüência? Qual o tamanho e abrangência de sua rede social? Em qualquer lugar existem três tipos de pessoas, as que se consideram vítimas, as que têm resultados medianos e as que se sobressaem. Geralmente, somente 5 a 10% das pessoas se sobressaem, serão aquelas que você sempre as lembrará. Se quiseres entrar no grupo seleto dos que se sobressaem, tenha compromisso diário com a excelência, use seus dons naturais (potencial intelectual e vontade própria), capacite-se, faça, receba feedback, avalie e melhore sempre.  

11.         FUNDAMENTOS (FUNDAMENTALS). São a base de tudo. Para que possamos aprender, desenvolver, construir ou melhorar algo é necessário que saibamos a concepção das coisas, os seus fundamentos. Em outras palavras, para refinarmos nossa mente e nosso potencial, crescermos e tenhamos sucesso na vida é necessário entender os fundamentos básicos dos processos, atividades e ambiente nos quais estamos inseridos. Portanto, é necessário aprendermos a concepção das coisas, dos processos, dos modelos, enxergarmos as variáveis externas e internas, os problemas, os desafios, os cenários e construirmos nosso próprio modelo, nossa forma de agirmos e crescermos.
 Existe um termo na língua japonesa que representa a necessidade de seguirmos os fundamentos para nos superarmos sempre: Shuhari (Shu, :しゅ: obedecer/proteger; Ha, :: romper/modificar; Ri, :: separar/superar) é o termo em artes marciais japonês que engloba o processo de aprendizagem e maestria de uma ou mais técnicas, obedecendo esta ordem: shu, ha, ri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o