Pular para o conteúdo principal

Quem você deve agradecer em 2012?

Para os bons executivos, é comum mostrar sua apreciação aos clientes e empregados. Mas, muitas vezes, negligenciamos este gesto às pessoas mais simples que fizeram a diferença em nossas vidas profissionais e pessoais. “Em um dia desses, um cliente falou sobre seus planos de crescimento para 2012: ele sabia que iria depender muito do marketing boca a boca. Ele queria estabelecer estratégias sobre como desenvolver novas fontes de referências, mas no processo, ele percebeu que uma grande fatia do seu negócio existente foi em função do resultado de uma única pessoa. Um olhar de arrependimento cruzou seu rosto e decidiu agradecê-la." Associar alguém aos negócios ou aos resultados é o maior elogio que você pode fazer a uma pessoa. Não jogue fora sua benevolência esquecendo-se de reconhecer as pessoas em que você confia. “Tenho colegas que anos depois se decepcionaram com pessoas que eles os ajudaram e nunca os reconheceram por isso”.

Os mentores ou coaches são outra categoria importante que não podemos esquecer de agradecer. Afinal, você só pode encontrá-los algumas vezes por ano, mas pode ser o momento mais valioso que você tem para reconhecê-los. Se você tiver a sorte de ter um colega mais experiente que está disposto a oferecer-lhe conselhos ou ajuda, preste bastante atenção, dê importância no que ele fala, ou aprenda com suas realizações, trate-o como pessoa valiosa.

Também, pense nas pessoas que o ajudaram no passado. Pode acontecer ocasionalmente,  encontrar alguém que você não falou há anos, mas quase sempre, eles vão ter o prazer de ouvi-lo. “Uma amigo escreveu uma carta de agradecimento a um professor universitário, muito tempo depois que ela se formou. Ele ficou sensibilizado pela lembrança e, nos anos seguintes, ela ganhou diversos agradecimentos de organizações ligadas a ele.
Finalmente, não esqueça as pessoas ao seu redor que toma as decisões. É fácil elogiar o líder e esquecer as pessoas que se esforçaram o máximo possível para o resultado acontecer. “Conheço alguém que foi homenageado por uma pessoa ilustre. Ela tinha certeza da necessidade de agradecer a equipe imediatamente,  mas meses depois, lamenta não ter comunicado o reconhecimento e agradecido a todos os seus empregados que coordenaram o evento”. Muitas vezes, a sua equipe é o poder atrás do poder, portanto, se alguém fez uma boa ação, obteve um bom resultado, vale a pena expressar a sua gratidão.
Qual é a melhor maneira de expressar seus agradecimentos? A melhor e mais significativa forma é uma carta de reconhecimento, explicando, em detalhes, com fatos concretos, como essa pessoa fez a diferença para você. Diga-a “muito obrigado”!

Se você gostaria de reconhecer a sua gratidão além da carta de reconhecimento, com um presente, você deve primeiro estar ciente de quaisquer restrições legais da organização. Pois, se há restrições, você vai ter que se contentar expressando sua afeição verbalmente, em vez prensenteá-la com um lindo relógio Rolex. Em seguida, pense sobre os anseios dessa pessoa, pois os presentes são mais valiosos se eles estiverem atrelados a algum passatempo ou paixão daquela pessoa. Qual o time favorito dela? Pense em um par de ingressos ou uma camisa do time favorito. Se ela prefere arte ou cultura, tente um presente certificado de uma livraria independente. Lembre-se, não valorize mais o presente do que a pessoa, pois o mais importante de tudo é mostrar que você compreende e valoriza a pessoa como um indivíduo.

Pense e responda: Quem você precisa agradecer neste ano? E como você vai mostrar o seu apreço por elas?

REFERÊNCIAS:

Tradução e adaptação do texto original de:
CLARK, Dorie. Who Should You Be Thanking? . Havard Business Review. Disponível em  http://blogs.hbr.org/cs/2012/01/who_should_you_be_thanking.html  Acessado em 06 de Jan. 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el