Pular para o conteúdo principal

Inicie o Ano Novo Progredindo

Gestor, para você e sua equipe obterem um bom começo de Ano Novo, tenha foco no Desenvolvimento. Foque na melhoria contínua e na inovação.

Desenvolver um trabalho significativo é a forma mais importante para manter as pessoas altamente engajadas, mesmo que o crescimento seja “uma pequena conquista”.

Chamamos esse fenômeno de “princípio do desenvolvimento”, que funciona porque as pessoas querem sentir-se contribuindo para algo que seja importante em suas vidas. O Ano Novo apresenta uma grande oportunidade para os gestores por este princípio em prática:

§  Inicialmente, observe os avanços realizados por sua equipe ou pela organização em relação ao ano passado - as grandes realizações e também, as pequenas conquistas. Comunique a todos a lista destas realizações. Freqüentemente, os progressos, as conquistas e os avanços são ignorados quando as pessoas mudam de atividades ou de projetos. Simplesmente, observando o que foi feito e como a equipe contribuiu para a realização dos objetivos organizacionais, podemos ter um grande impacto positivo sobre a motivação das pessoas - como as pessoas se sentem sobre si mesmas, sobre a organização e o trabalho que realizam.

§  Não pare de enumerar as realizações do ano. Comemore cada conquista e reconheça todos aqueles que contribuíram para isso. Pessoas que se dedicaram ao trabalho merecem a oportunidade de comemorar e alegrar-se com as suas realizações - a comemoração nutre-as psicologicamente e as motivam para realizar ainda mais no ano seguinte. Não reconheça apenas as pessoas diretamente responsáveis ​​pelas conquistas. Reconheça também a todos que contribuíram em toda a organização, incluindo pessoal de suporte direto e indireto. Para que as pessoas dêem o melhor de si no futuro, elas devem sentir que sua dedicação realmente é importante para a organização. Elas se beneficiam por meio do engajamento satisfatório em seu trabalho. E a organização se beneficia, também. Quando os empregados são mais engajados em seu trabalho, seus desempenhos melhoram, contribuindo para o fortalecimento da equipe (força de trabalho).

§  Mapeie as metas de desempenho da equipe no próximo ano e diga por que a realização das metas e o crescimento da organização são importantes. Certifique-se de incluir metas globais, metas específicas, metas menores e marcos (milestones) intermediários. Para que as pessoas estejam totalmente engajadas, elas devem sentir-se que estão evoluindo constantemente, não apenas trabalhando sem rumo em busca de um grande resultado. Portanto, o controle e feedback permanente é importante. E não se esqueça de expressar por que as metas são importantes - por que as pessoas são importantes para a organização, para os clientes e/ou para a sociedade. Desenvolver um trabalho sem sentido não aumenta o envolvimento da equipe, as pessoas devem sentir-se que estão contribuindo para algo que as valorizem. Grandes líderes em todos os níveis de uma organização são capazes de comunicar não só o que deve ser feito, mas porque é importante fazer a cada atividade. Isto significa comunicar a missão e valores da organização e garantir que todos na equipe, entendam como o seu próprio trabalho pode contribui para a missão.

§  Finalmente, apóie e acompanhe o desenvolvimento das pessoas diariamente no ano que vem. Para o “princípio do desenvolvimento” no trabalho, as pessoas devem experimentar mais avanços do que retrocessos, conquistas do que fracassos. Defina as metas, dê os recursos e tempo que a equipe precisa para ter sucesso e eliminar ou reduzir os obstáculos ao desenvolvimento. Insista na medida do possível, que as pessoas precisam do apoio de uma das outras na organização. Crie um clima de atenção ao desempenho, no qual todos estão diariamente à procura de oportunidades, uns ajudando aos outros a realizarem um trabalho mais significativo.

Estas ações não são difíceis ou onerosas, mas podem ter um impacto real sobre o engajamento e desempenho da equipe. Torne-as como seu planejamento do Ano Novo. Dê à sua equipe um trabalho mais significativo a ser realizado, apóie, reconheça e celebre as contribuições atuais e durante todo o ano que vem.

Que dicas você daria para finalizar o ano no trabalho com uma avaliação positiva e iniciar o Ano Novo progredindo?

___________________________________________________________

Tradução e adaptação do texto original de:

AMABILE, T. e  KRAMER, S. Start the New Year with Progress . Havard Business Review. Disponível em  http://blogs.hbr.org/hbsfaculty/2011/12/start-the-new-year-with-progre.html?referral=00563&cm_mmc=email-_-newsletter-_-daily_alert-_-alert_date&utm_source=newsletter_daily_alert&utm_medium=email&utm_campaign=alert_date. Acessado em 28 de dez. 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC ( Process Decision Program Chart) O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas. Deve-se usá-lo quando: 1.    A tarefa é nova ou única; 2.    O plano de implementação é complexo e difícil execução; 3.    A eficiência de implementação é crítica. 4.    Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção 5.    Desenvolvimento e introdução de novos produtos O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável. Roteiro para Construção: O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas: •            Fluxo básico •            Macro-DPD •            Micro-DPD Roteiro Básico: 1.    Definir o