Pular para o conteúdo principal

Série Ferramentas de Gestão: Diagrama do Processo Decisório

Diagrama do Processo Decisório ou PDPC (Process Decision Program Chart)


O Diagrama PDPC procura não apenas antecipar possíveis desvios de rota, mas também desenvolver medidas alternativas que previnam a ocorrência de desvios e atuem satisfatoriamente caso ocorram desvios de rota

O PDPC procura também, desenvolver planos de contingências / planos alternativo para lidar com as incertezas.

Deve-se usá-lo quando:

1.   A tarefa é nova ou única;
2.   O plano de implementação é complexo e difícil execução;
3.   A eficiência de implementação é crítica.
4.   Projeto de instalação de uma nova máquina ou intervenção de manutenção
5.   Desenvolvimento e introdução de novos produtos

O PDPC pode também, ser usado para mostrar a cadeia de eventos que levam a um resultado indesejável.

Roteiro para Construção:

O Diagrama do Processo Decisório (DPD) é construído nas seguintes etapas:

           Fluxo básico
           Macro-DPD
           Micro-DPD


Roteiro Básico:

1.   Definir os pontos de partida e de chegada
2.   Traçar um plano otimista 
3.   Pensar sobre fatos que podem dar errado
4.   Montar um plano para os fatos acima antes de iniciar execução
5.   Desenvolver as seqüências do plano

Roteiro para Construção do Micro-DPD

1.   Construir o fluxo básico (itens serão objetivos do macro-DPD)
2.   Construir o macro-DPD

A Figura 1 apresenta um sumário do macro DPD


Figura 1 – Macro DPD

3.   Para cada item (retângulo) do macro-DPD, fazer uma sessão de brainstorming para gerar as tarefas que permitam alcançar ao objetivo do micro.
4.   Organizar as idéias como em um diagrama de afinidades, contendo apenas dois níveis.
5.   Para cada tarefa executável, fazer uma sessão de brainstorming para gerar os problemas associados a ela.
6.   Para cada problema, uma sessão de brainstorming para gerar as soluções.
7.   Depois de definido os problemas e soluções associados a cada tarefa, desenhar o diagrama ou organizá-lo como sumário.

A Figura 2 apresenta um modelo de DPD para emissão de faturas.


Figura 2 – DPD de Emissão de faturas

8.    Analisar as soluções propostas ( + - viável; +/- - difícil implementação; o – inviável).

A Figura 3 ilustra a análise de viabilidade das soluções propostas.

9.   Rever o diagrama, para maior confiança.



Figura 3 – DPD para adquirir um bilhete

REFERÊNCIAS

DELLARETTI FILHO, O. As sete ferramentas do planejamento da qualidade – série ferramentas da qualidade. v. 5. Belo Horizonte: FCO/EEUFMG, 1996.

PESSOA, Gerisval A. Notas de aula da disciplina PDCA e Seis sigma: metodologia e ferramentas da qualidade. São Luís: FAMA, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Ferramentas de Gestão: Plano de Ação

Plano de Ação  É uma ferramenta para se utilizar na elaboração e gerenciamento de planos, podendo ser utilizada, também, na padronização. Na fase (P) - Plano de ação do PDCA , o Plano de Ação (3W, 5W1H ou 5W2H), é usado para propor soluções para o problema, baseado na observação, análise e no conhecimento técnico do processo. Quando a não conformidade e suas causas já forem conhecidos, resta determinar as ações, medidas, ou estratégias que garantam o alcance dos objetivos desejados. Modelos mais comuns: Plano Simplificado (3W) -        What (O que) – Ações ou contramedidas a serem implementadas para eliminar a(s) causa(s) de um problema -        Who (Quem) – Pessoa responsável para implementação da ação -        When (Quando) – Prazo para implementação da ação Este modelo é indicado geralmente para iniciantes ou para problemas simples. A Figura 1 apresenta um modelo de um plano de ação simplificado   Plano de Ação (5W1H) O 5W1H é geralmente indicado para problemas ou proje

Série Ferramentas de Gestão: FMEA

FMEA ( Failure Mode and Effect Analysis ) - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas FMEA é uma ferramenta básica aplicada à confiabilidade que tem sua principal aplicação para a: -     Melhoria de um produto ou processo já em operação . A partir da identificação das causas das falhas ocorridas e seu posterior bloqueio. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos já em operação. -            Detecção e bloqueio das causas de falhas potenciais (antes que aconteçam) em produtos ou processos, ainda na fase de projeto. A ferramenta FMEA (Análise dos Modos e Efeitos das Falhas) é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo. É um método analítico padronizado para detectar e el